Tudo sobre audiovisual e marketing digital. Tutoriais, cursos, avaliações

Produção audiovisual passo a passo: Pré-produção

camera, canyon, lens-5171529.jpg

Quem vê o produto audiovisual já pronto, no YouTube ou em outro lugar, às vezes nem desconfia do trabalho e do esforço envolvido na produção desse conteúdo.

Mesmo um vídeo simples, para ser feito com estratégia e alcançar os resultados desejados, precisa ser feito de forma adequada e seguir uma série de procedimentos.

Hoje quero falar mais a respeito desse processo, para que você seja capaz de compreender toda a complexidade e os desafios por trás de toda e qualquer produção.

Se você sentir que este conteúdo te ajudou a compreender melhor como um vídeo ou um filme é feito profissionalmente, compartilhe esse post com seus amigos e parceiros de negócios!

O reconhecimento do trabalho e esforço por trás do planejamento e execução de vídeos é a diferença entre as pessoas e empresas que obtêm reais resultados com suas ações de audiovisual e aquelas que podem melhorar seus likes e compartilhamentos, mas acabam não alcançando o objetivo final da empresa.

Vou dar mais detalhes sobre o processo de produção nesse primeiro artigo, mas fique tranquilo, pois falaremos da produção em si e da pós-produção em posts futuros.

Pré-produção: A onde a mágica acontece

A pré-produção é uma parte extremamente estratégica e de planejamento, onde a equipe de produção entra em contato pela primeira vez com o briefing do projeto. Neste caso pode ser que o conceito venha de um cliente e então roteirizado, ou então que o briefing em si já seja um roteiro.

E nesta fase também são definidos orçamento, logística, casting e outros aspectos fundamentais.

Para deixar bem definido, vamos separar a pré-produção em 3 partes ou atividades, que geralmente ocorrem na ordem a seguir:

Ideia: Seja um briefing de um cliente recebido por uma produtora, um argumento, algum diretor ou ainda ainda escrito por ele mesmo, todo trabalho audiovisual nasce e começa na ideia, no argumento, no roteiro.

Geralmente o argumento é transformado em um roteiro e depois de ser revisado, ele pode passar por alguns ajustes, para que então tenhamos o roteiro final.

Casting: fase muito importante de uma pré-produção, onde são escalados os atores e atrizes para os papéis determinados no roteiro.

Profissionais de produção especializados em casting, mas em algumas produções menores o próprio diretor acaba fazendo essa parte também. Em alguns casos, o roteirista é consultado.

Locação: o ambiente de gravação é muito importante, especialmente porque uma boa locação pode evitar muitas dificuldades em processos de pós-produção.

O trabalho de disponibilizar uma locação envolve o aluguel de espaços privados, ou a entrada de documentação nos órgãos da prefeitura para locações em locais públicos.

Direção de arte: este é outro aspecto no qual o diretor acaba definindo detalhes importantes da obra em questão. Que tipo de luz será usada? Qual a paleta de cores? Quais os ângulos de câmera? Todas essas definições são abordadas na direção de arte.

Se existe mais qualquer questão relacionada à parte artística da produção, ela acaba sendo definida aqui.

Como você pode ver, aquela máxima do cinema novo “uma ideia na cabeça e uma câmera na mão” não é exatamente condizente com a realidade das produções que temos hoje em dia, então é fundamental valorizar o tempo e o esforço dos profissionais em uma produção, pois é o trabalho e profissionalismo deles que faz diferença no resultado final.

Curtiu o conteúdo? Espero que sim! Semana que vem irei falar da produção em si! Vou mostrar que, mesmo com toda essa definição e planejamento, a produção pode mudar muito quando a teoria vira prática. Até o próximo conteúdo!

Compartilhe:

Mais postagens:

Envie uma mensagem