Tudo sobre audiovisual e marketing digital. Tutoriais, cursos, avaliações

Por que utilizar vídeos em cursos online?

Vídeos em cursos online são uma excelente ideia porque eles são um tipo de conteúdo que pode cobrir boa parte das dificuldades de ensinar algo à distância.

Aulas em vídeo são excelentes para te ajudar com determinadas explicações e outros detalhes do curso e ainda são uma forma de conseguir escalar o curso como um produto, bastando manter os plantões de dúvida e grupos de acompanhamento.

Vamos mostrar um pouco mais sobre como esse tipo de material pode se tornar a resposta para suas dificuldades, fazer seu curso mais interessante e mais vendável, já que vai ensinar e cativar seu aluno de forma eficiente.

Os vídeos em números (ou “Todo mundo ama um vídeo”).

Hoje em dia, 20% do tempo digital dos brasileiros é gasto assistindo vídeos. Em 2020 estima-se que 75% do tráfego de dados foi por vídeos e há mais de 1 bilhão de usuários ativos no YouTube e a cada minuto cerca de 400 horas de conteúdo em vídeo são carregados nessa plataforma.

Esses são apenas alguns números que podem te mostrar o quanto a nossa sociedade anda movida por vídeos. Essa mídia tem a possibilidade oferecer a você um canal quase direto para a mente de seus alunos, já que eles estão plenamente acostumados a absorver conteúdo dessa maneira.

Quais são os pontos positivos principais da utilização de vídeos no seu curso online?

● Vídeos têm mais sucesso em ter atenção do aluno do que, por exemplo, material de leitura.

● Por meio do vídeo você pode fazer demonstrações. Você está ensinando de forma mais direta ao tornar tudo mais visual e intuitivo.
Isso é especialmente válido para cursos voltados a habilidades manuais ou habilidades mais tecnológicas, onde um “share de tela” pode ser especialmente eficiente para demonstrar uma técnica ou forma de trabalho.

● Você pode emular uma aula presencial de forma mais simples por meio de vídeo. Por isso mesmo pode se tornar um excelente material para professores mais tradicionalistas. A questão, porém, é evitar longos vídeos apenas com o professor dando uma aula exploratória. Esse tipo de vídeo é uma das piores formas de uso da mídia.

● Você é aquele tipo de professor que adora usar slides? Transforme seus slides em animações e faça com que as suas informações fiquem muito mais interessantes e cativantes para seus alunos!

Compartilhe:

Mais postagens:

Envie uma mensagem