Tudo sobre audiovisual e marketing digital. Tutoriais, cursos, avaliações

Como escolher trilha sonora para vídeos + 5 bancos free

musician, music, guitarist-2943109.jpg

Música é algo tão comum em nosso cotidiano que às vezes nem percebemos. Ela está presente em propagandas de televisão, no radio do carro, no toque do celular, na criança brincando, no carro que vende produtos pela rua e de fundo nos vídeos pela internet.

A trilha sonora deixa o material mais dinâmico, mais agradável, traz sentimentos e emoções e é um dos pontos importantes a se pensar durante a produção dos seus conteúdos audiovisuais. Assim como jingles, uma trilha sonora bem planejada pode fazer com que a memória auditiva do consumidor de conteúdo sempre o remeta a uma sensação, seja um filme, um estado ou até mesmo um produto. Legal, né?

Quer um exemplo? Clássico! De qual filme você lembra com a música: My Heart Will Go On? Essa foi fácil!!! Outro exemplo são as trilhas da Disney. Aos fãs das Princesas, possivelmente ao ouvir qualquer trilha sonora de um dos filmes, já é possível saber de qual princesa estamos falando. A clássica abertura da Disney, com o castelo nos remete diretamente a marca, e não só ao produto em si.

Seja para um filme, um vídeo para o Youtube, uma propaganda, um vídeo institucional ou até videoaulas, a trilha sonora terá seu papel essencial e podem ser utilizadas diversas delas em uma mesma produção. O que você precisa saber é como escolher as trilhas para seu conteúdo digital, para que não haja ruídos, que seja uma trilha de qualidade e que não seja violado o direito autoral, caso tenha. Ah, lembre-se! O público é o mais importante na escolha das trilhas sonoras para vídeos! Cada público tem uma característica.

Sobre direito autoral, existem órgãos de regulamentação de uso de som e imagem, onde é possível pesquisar se o som é Creative Commons (conteúdo livre de royalties), qual tipo de atribuição necessária ou se tem direitos autorais.

É indicado usar bancos de trilhas sonoras – gratuitas ou pagas – para evitar problemas futuros. Veja abaixo alguns deles:

Banco de áudio do Youtube

Esta opção está no menu lateral do gerenciador. É possível ouvir as faixas antes de baixar.

https://www.youtube.com/audiolibrary

Free Music Archive

O Free Music Archive ou FMA é um repositório on-line de música sem royalties.

https://freemusicarchive.org/

Open Music Archive

Open Music Archive é um projeto colaborativo, iniciado pelos artistas Eileen Simpson e Ben White, para fornecer, digitalizar e distribuir gravações de som sem direitos autorais. O arquivo distribui essas gravações gratuitamente.

http://www.openmusicarchive.org/

Bensound

Bensound oferece músicas sob licença gratuita desde que atribuídos créditos ao site. As regras são claras na comunidade, que exemplifica como deve ser feito.

https://www.bensound.com/

BBC Effects

O banco de trilhas sonoras é gratuito para utilização não comercial.

https://sound-effects.bbcrewind.co.uk/

Lembre-se de tomar cuidado com o volume da sua trilha. Planeje a produção dos seus conteúdos com cuidado e leve seu conteúdo para outro nível!

Obrigado, Will Fernandes.

Compartilhe:

Mais postagens:

Envie uma mensagem