• canalcodec3@gmail.com
Tudo sobre audiovisual e marketing digital.
Tutoriais, cursos, avaliações.

Como escolher o tema para meu vídeo?

camera, camera equipment, interview-1867184.jpg
Avatar de canalcodec3

A escolha de um tema para produção audiovisual parece ser simples, mas envolve muitos fatores. Mais importante do que apenas apresentar um produto ou serviço, é mostrar quem vende e como aquele produto ou serviço muda a vida de quem compra, qual solução ele apresenta para o consumidor.

É necessário ter um objetivo claro e definir qual será o principal foco do material. Conteúdos digitais geralmente são produzidos para entreter, engajar, preparar e educar o consumidor para aquele produto ou serviço. São 7 possíveis objetivos:

01 – vender;

02 – capturar leads;

03 – prospectar;

04 – agendar reuniões;

05 – ligações ou mensagens via whatsapp;

06 – marca, alcance, views, tráfego;

07 – chamar para o site ou para o cliente saber mais.

Lendo assim parece simples, e realmente é se o planejamento for montado da forma correta. Conheça os tipos de vídeos mais utilizados e como eles podem impactar as pessoas a conhecerem mais sobre sua empresa ou produto/serviço:

01 – Vídeos de apresentação de negócio: Neste tipo de conteúdo, o material precisa ser direto e diz exatamente para o que veio, sem entrelinhas. É importante apresentar o que a empresa vende, como vende e uma chamada para ação (call to action).

02 – Vídeo de construção de lista – Geralmente este tipo de vídeo ficará em uma landing page com captura de contatos para que você possa entrar em contato, nutrir o lead. Foco em construção de lista para envio de conteúdo, ofertas etc. Geralmente quando o lead é capturado ele fica no top do funil de vendas e conforme ele continua a consumir seu conteúdo ele é nutrido até alcançar o fundo de funil e estar pronto para que sua equipe de vendas entre em contato de forma mais assertiva.

03 – Vídeos de conteúdo. Ele educa o cliente a comprar. Ele mostra o problema e apresenta a solução e depois a ação. Clientes viram fãs de empresas que transmitem bons conteúdos.

04 – Vídeos de depoimentos. Testemunhos de clientes ou estudos de caso. Aqui é onde você conta a história de como o cliente foi atendido. Como o cliente teve a vida transformada ou seu problema resolvido.

05 – Vídeo de vendas. O vídeo é feito com o cliente respondendo perguntas. As respostas são a base para o conteúdo. Vídeos de vendas não viralizam. A não quer que seja algo muito inovador.

06 – Storytelling. Este vídeo não oferece um produto ou uma solução para um problema. Ele transmite um sentimento. Ele conta histórias que envolvem e conectam a marca com quem assiste. Nem sempre a história é relacionada com a marca, mas usando todos os sentidos de quem assiste, grava o conteúdo na mente.

Importante! Os CTA’s precisam ser claros com seu objetivo (receber ligações, criar listas, gerar vendas, orçamentos, contatos pelo whatsapp) e responder a 3 perguntas:

O que? Se você quer aprender, conhecer, comprar

Por quê? Para adquirir, ganhar desconto, conhecer

Como? Entre no site, mande o número, inscreva-se

Qual CTA? Baixar algo, comprar algo, conhecer algo.

Onde buscar ideia de conteúdo para a pauta?

É possível aproveitar conteúdos que já estão na internet! Listamos alguns lugares onde você pode buscar:

Answer de Public

Site para você saber o que as pessoas estão buscando na internet sobre determinado assunto. Ele entrega 2 resultados por dia no modo gratuito e nele você consegue visualizar as perguntas que são comuns nos buscadores. Quando você for pesquisar, lembre-se de colocar o país e a língua utilizada, para que a pesquisa seja efetiva.

https://answerthepublic.com/

Google Alertas

Ferramenta gratuita do Google que varre a internet procurando notícias com determinados termos escolhidos por você. Eles podem te ajudar a pensar na próxima pauta;

Reclame aqui: o problema de alguém pode ser a resposta de outra pessoa. Já pensou esse conteúdo no seu vídeo?

Blogs e sites bem-posicionados podem ajudar a montar seu conteúdo. Lembre-se apenas que é para ter uma ideia e jamais plagiar o conteúdo!

Grupos do Facebook e comentários em posts: os fóruns de discussão da rede social também são muito legais para insights, assim como os comentários em publicações de contas de outras empresas.

Gostou? Esperamos que agora seja muito mais fácil planejar seu próximo conteúdo.

Tagged in :

Avatar de canalcodec3