Tudo sobre audiovisual e marketing digital. Tutoriais, cursos, avaliações

6 benefícios do storytelling para seus negócios

storytelling, fantasy, imagination-4203628.jpg

O Storytelling é, sem dúvida alguma, uma das tendências mais importantes da comunicação empresarial, e se a sua empresa não está utilizando no conteúdo audiovisual, está perdendo uma incrível possibilidade de encantar e causar empatia, além de persuadir seu público.

Vamos falar um pouco mais sobre as possibilidades do storytelling e te mostrar como ele pode fazer a diferença no seu conteúdo.

Afinal de contas, o que é storytelling?

O Storytelling é, em resumo, a habilidade de utilizar o poder das histórias para seus interesses através de um enredo bem elaborado, uma narrativa que envolve e recursos audiovisuais bem planejados. A maioria das pessoas acredita que basta contar uma história cativante, com profundo grau emocional, para que você esteja utilizando o storytelling adequadamente na sua comunicação. Isso está um pouco aquém da verdade.

É importante entender que o storytelling realmente precisa contar com o foco e a precisão do marketing, pois sem isso você está provocando emoções sem foco no seu público, e isso pode, inclusive, afastá-lo. Ter a noção exata do público-alvo vai tornar a mensagem mais assertiva.

O Storytelling vai muito além do simples emocionar, ele direciona o sentimento provocado para a chamada de ação que objetivou a ação de marketing inicialmente, ou seja, você utiliza do poder inerente das histórias para potencializar as suas campanhas de marketing, para estreitar a relação cliente x marca.

Quais são as seis maiores vantagens do storytelling para conteúdos audiovisuais?

1. Alta capacidade de engajamento: as pessoas simplesmente amam histórias, e se você souber contar uma boa história, elas vão querer ouvi-la! O poder de engajamento das histórias é incrível e podem se tornar virais com muita mais facilidade do que conteúdos mais instrutivos ou com apelo comercial.

2. Produz empatia: você tem mais espaço na mente das pessoas ao contar uma história do que a maioria imagina. Isso acaba se estendendo às mensagens que você coloca na história, como o remédio que você embrulha com um petisco para que seu pet não tenha dificuldades de ser medicado. Esse potencial pode ser usado de diversas formas dentro da comunicação de uma empresa. Aproveite-se disso!

3. É uma ferramenta didática incrível seja para estimular um call to action, para modificar um comportamento ou para ensinar conteúdos, o storytelling é, sem dúvida alguma, uma ferramenta definitiva na capacidade de permitir aprendizado indireto, já que o público se identifica com o personagem e aprende com as vivências dele.

4. Fica na mente do público por mais tempo: seja um cliente final, um aluno ou um prospecto que você deseja converter em cliente, o uso de storytelling permite que você tenha muito mais capacidade de se comunicar com ele, fazendo com que ele seja atingido de forma adequada.

5. Engaja pela emoção e pela razão: além de ser uma excelente forma de atingir as pessoas pela emoção, o storytelling também tem a capacidade de fazer com que as pessoas enxerguem seu ponto de vista racionalmente. Se você precisa que as pessoas tenham aderência a um conceito novo, a chance de sucesso ao utilizar uma história é muito boa.

6. Humanização da empresa: Por trás de toda empresa há pessoas. Dentro de cada pessoa há histórias. Um grupo de pessoas em uma organização criam uma história nova. Se você precisa fazer com que as pessoas enxerguem uma empresa como mais humana, o storytelling é uma das ferramentas fundamentais. Ao contar histórias no ponto de vista da empresa e mostrar que ela não é uma corporação sem rosto e sim a corporificação dos sonhos de alguém, você faz com que defender os ideais da empresa ou até a própria empresa de críticas e outras dificuldades seja mais fácil para o público já cativo da empresa.

Considere para sua estratégia um vocabulário de acordo com o público, enredo cativante, inteligente e provocativo, personagens com as dores do seu público-alvo, suportes visuais que encantem como vídeos, ilustrações, imagens, fotos, sons, luzes e o que mais for necessário para emocionar, persuadir e reter sua audiência.

Como você pode ver, o storytelling é uma ferramenta altamente versátil. Se você ainda não a está utilizando nos seus conteúdos, recomendo que você a faça.

Compartilhe:

Mais postagens:

Envie uma mensagem